sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Minha vida sem mosquitos.

É inevitavel nao pensar em uma das melhores mudancas da minha vinda desde que eu vim pra finlandia: no mosquitos! Eles aqui dizem que no verao tem muito mosquito, e que quando eu cheguei em agosto também tinha. Só que eu nao consegui sentir nenhumzinho. auheuhauehauhe
E outra mudanca ? a temperatura . Eu nao tenho nem nocão de quantos graus está fazendo a noite, mas de dia eu sei que ta entre -17 e -20. Eu estou falando de meio dia, fazendo -20. Eu to falando de 3 da tarde, fazendo -20. É bizaaaaaarro.
E tipo, o dia ta cada vez mais curto realmente. Mas eu nem to vendo problema nisso. Tipo, é realmente estranho quando voce olha la pra fora e pensa "sao 7 da noite!" quando na verdade são 4. Mas eu nao to tendo problemas em me adaptar com a falta de sol. E durante a parte clara do dia , totalmente compensa a parte escura. O sol (que só sobe até a linha das árvores) bate na neve nos telhados e nas arvores brancas, fazendo uma sensacao de que o dia ta nascendo. Uma sensacao ma-ra-vi-lho-so!
Voces sabiam que (acho que comecou em novembro) todo mundo coloca luz na janela ? Sao luzes em formato de vela- ja que é perigoso deixar uma vela acesa dentro da sua casa durante o dia todo. Todo mundo coloca. Eu achei que era uma coisa religiosa, natalina, ou qualquer coisa assim. E me falaram recentemente que não é. Ninguem é obrigado a colocar a tal da luz na janela, e o motivo deles colocarem é porque fica bonito com a escuridao do lado de fora. Simples assim. Agora, porque todo mundo coloca a mesma eu nao sei. auheuaheuhaeuhuhauehae
E o natal aqui ... nao quero nem saber como vai ser. Na terca que vem comecam as minhas férias de natal. As aulas voltam dia 7 de janeiro. Ai, como as aulas ja estao acabando, a comida na escola ontem foi um especial de natal. ECOUT! Muito ruim aquilo, sério. E eles celebram o natal no dia 24, no 25 e as vezes no 26 também. Imaginem, 3 dias comendo aquilo!!!!! Desejem-me sorte! Mas falando sério. O natal aqui é MUITO importante. Todo mundo da um valor enorme. No Brasil também,eu sei, mas nao sei explicar porque eu senti uma diferenca tao grande. Acho que é porque eles , além de darem valor ao natal em si, eles amam as luzes natalinas ja que o dia é tao escuro aqui.
Bom, mas agora eu tenho que ir, porque eu ainda tenho aulas. Infelizmente.

Beijo grande pra todos voces, e feliz natal!!!


Aaaaaaa, esqueci de contar. Adivinha onde que a familia me levou ontem ? um concerto de natal. Tocado por quem ?Tampere Filarmonica (é assim que se escreve ? ). Foi liiiiindo de morrer! Nao podia filmar nem tirar fotos. Mas bom, eu sou brasileira né ? Dei um jeitinho de tirar umas fotos e gravei um pequeno video. Mas é incrivel que eu era a UNICA no salao inteiro que estava burlando as regras. Essas coisas, só na Finlandia mesmo. :D
Fuuuuuuuuuuuui

4 comentários:

  1. FELIZ NATAL NHÉÉÉÉÉÉMMMMMMMM ! HO-HO-HO !!!!
    Ano que vem prometo que vou botar uma luzinha na janela da minha casa nova hahahahaha :)
    Menos 20 ?!?!?! Eu peguei -13 em NY e quase virei picolé na rua... não pode nem andar de cabelo molhado senão quebra né ? Huaehuaehuaheua :)
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi isso ontem e acho que pode ser util.
    Vc sabia que abaixo de (-16 graus C.) não sai mais fumacinha da respiração das pessoas?.Fica esperta minina!Feliz natal.

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal pra você, garota! Aproveita a festa!

    ResponderExcluir
  4. Minha filha linda ! nao sei se foi por tua causa mas este ano fizemos varias comidas diferentes para o natal ! foi otimo. Ano novo igual,vamos comer !! beijos Te amo !!

    ResponderExcluir