quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Curso de Finlandes.

Entrei num curso de finlandes. A primeira aula foi segunda feira. Tinham 23 alunos, sendo que 20 eram exchange students, e 3 eram caras que se mudaram da albania pra cá.  Desses 20 intercambistas, eu conhecia 4 deles do meu intensivo em Karkku, na primeira semana., e conhecia o Julian, que estuda na minha escola, e uma garota da Franca, que ta morando na minha cidade. Eu acho que esse curso vai ser muito legal, ja que, alem de aprender finlandes, eu depois da aula to indo passear com os intercambistas. Tem uma menina, Sara, que é de Portugal. Comecei a falar com ela em portugues e foi MUITO estranho auehauheuhaeuh. Quando ela comecou a falar, eu tomeu um susto! Mas ela é muito legal, e eu agora ja consigo entender o que ela fala. E ela sabe um monte de coisa sobre o brasil. ela sabe as gírias que a gente usa, ela conhece as nossas musicas (caetano veloso, ivete sangalo, FUNK, tudo!) e conhece as nossas novelas (ela comecou a falar de malhacão, e ela sabia mais do que eu !!!!). E eu nao sabia nada de Portugal, foi um vexame.

Enfim. Conversando com os outros intercambistas, eu persebi uma coisa que me deixou muito assustada. Nenhum deles sente falta dos amigos. Alguns deles nao sentem falta nem dos pais. mas NENHUM sente falta dos amigos. só eu. Isso não é estranho ? como assim eles nao sentem falta dos amigos ? que gente estranha. 

E outra coisa que me contaram sobre a Finlandia (isso me contaram na escola, no dia seguinte). Nao é comum na finlandia dizer eu te amo. Maes nao dizem eu te amo pros filhos. amigos nao dizem eu te amo. Na finlandia, eles so dizem eu te amo pro namorado(a). Abracar uma amiga ? só se voces se conhecem a muito tempo, mas nao é muito comum. abracar um amigo ?? MUITO improvavel. muito mesmo. Ninguem abraca um amigo do sexo oposto, mesmo se for o melhor amigo. Nossa, que pessoalzinho estranho heim!

Outra coisa. Eu tava no carro com a minha Host mãe, e ela me disse que vai na manicure. ai eu tomei até um susto né, ja que eu achei que ninguem aqui ia na manicure. Ela disse que vai, e que paga 50 EUROS . 50 EUROS!!!!! Eu fiquei boba. Se voce nao sabe o que fazer da vida, VENHA SER MANICURA NA FINLANDIA. 

Outra profissao que deve ser boa aqui na Finlandia é dentista. CADE OS DENTISTAS DA FINLANDIA ??? as pessoas usam aparelho e mesmo assim os dentes sao todos tortos. Gente, o meu amigo tem o dente MUITO torto, e ele usou aparelho por 4 anos. um absurdo.

As pessoas aqui apreciam muito o meu cabelo , porque é marrom e eu tenho MUITO cabelo. tooooodo mundo pergunta se é tinta, ou se eu faco alguma coisa pra ele ficar desse jeito. é incrivel. As pessoas tem um cabelo liso, escorrido, super loiro, impecavel, e dizem que dariam tudo pra ter um cabelo como o meu. auheuaheuhaueh

Agora eu vou sair porque to indo no cinema com alguns amigos ver Young Victoria. E eu nem sei sobre o que é o filme. Nao sei se eu ja escrevi aqui sobre isso, mas aqui na finlandia, os filmes tem que vir com duas legendas, em finlandes e em sueco. Isso porque sueco é a segunda lingua oficial da finlandia. E mesmo que menos de 8% dos finlandeses falam sueco no dia a dia, é lei que o filme venha com as duas legendas. é um porre, principalmente se voce nao intende nem uma nem outra. auheuaheuhauehuaeh

Beijos, Annah

4 comentários:

  1. É, o pessoal daí é bem estranho nesse lado de demonstração de afeto.. ja tinha ouvido falar. E siiiiiiiim, isso é geral, os europeus tem dentes horríveis!! Quando eu viajei reparei nisso, dava até nojo de alguns. E esse lance de legendas eu peguei também, mas era legenda em alemão e francês HAHAHAHA E meu, deve ta arrasando com o cabelo escuro ai, sériooo! HAHAHHA

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler seus textos. Fiquei uns dias sem vir aqui mas hoje estou no escritorio ate mais tarde, ta tudo quieto e deu pra dar uma navegada pelo seu blog. Dentes tortos? Manicure a 50 euros? Aqui em Madri custa 28, por aí. Ainda bem que trouxe lixa. Saudades de você e quando leio os textos fico com mais saudade ainda. Muitos beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  3. NHÉÉÉÉÉÉM !!!!!
    Saudades !
    como está tudpo por aí ? E o pão de queijo, saiu ??? Ficou comível ???
    E o finlandês, já dá pra entender alguma coisa ?
    Beijão,
    Béééééia

    ResponderExcluir
  4. GEEENTE, eu a Gabriel íamos ser tachados de pervertidos aí, né? Porque a gente se abraça, ele me morde, a gente faz tudo (opa) LDÇSALDÇSA E como está indo com a língua? E realmente, vc deu vexame em não saber nada de Portugal, mas que se dane, eu não ligo e vc? KDÇLSADAS Saudades! Beijos <3

    ResponderExcluir